Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de março de 2011

“Potencial do uso do vídeo e da TV”


Prof Eliane T.


O ato de ligarmos a nossa TV diariamente não nos remete imediatamente a reflexões de cunhos morais e éticos. O ato em si não nos faz telespectadores críticos, pois muitas vezes não observamos coisas simples como o horário e a classificação indicativa do programa. Pior que isso é não termos a possibilidade de acompanhar nossos filhos nessa jornada televisiva diária.
Ao observar a programação da Rede Globo, por exemplo, podemos observar que a maioria dos programas traz a faixa indicativa, que indica a faixa etária limite recomendada para cada programa. Vale ressaltar ainda que a classificação indicativa é um instrumento de informação e defesa para a criança, o adolescente, enfim para toda família que está ligada na programação da TV.
A emissora possui uma rotina diária de programas que vão desde programas infantis, telejornais, novelas, filmes e programas de auditório, como o Big Brother Brasil 11.
Falar sobre a natureza dos programas veiculados não somente na Rede Globo, mas também em outras emissoras nos faz pensar na programação como um todo. Agora, por exemplo, a rede globo está voltada completamente para o final do programa Big Brother Brasil 11. O programa é transmitido em um horário não permitido para menores de 14 anos, no entanto a emissora conseguiu alterar a classificação indicativa do programa supracitado junto ao Ministério da Justiça (MJ) de 14 anos para 12 anos.
Então pode-se questionar sobre o que verdadeiramente pretende-se incutir na cabeça de um adolescente nessa faixa etária, que na prática do seu dia a dia freqüenta a 6ª série do ensino fundamental e ainda não está com sua personalidade completamente formada, e que pior que isso muitas vezes não possui um adulto ao seu lado para ajudá-lo a refletir sobre as atitudes dos integrantes da “casa mais vigiada do Brasil”. Será que uma criança/adolescente de 12 anos está preparado psicologicamente para assistir as bebedeiras, cenas que insinuam sexo, palavrões, entre outros maus exemplos transmitidos através do programa? Poderíamos ir mais longe em nossa reflexão, pois se observarmos as propagandas feitas sobre o programa ao longo do dia, constataremos que são impróprios, pois são veiculados por exemplo durante o período da manhã no intervalo de programas como “Mais Você”e os que o sucedem nesse período. Será que isso está certo?
O Big Brother Brasil é um reality show feito por uma produtora holandesa de televisão chamada Endemol e é apresentado no Brasil pela Rede Globo. A Endemol é especializada em reality shows. Em 2001, a Endemol entra no Brasil através da formação de uma joint venture com a Rede Globo, a Endemol Globo. A empresa produz o Big Brother Brasil, Jogo Duro e Hipertensão outros formatos também são exibidos em quadros dentro do Caldeirão do Huck e Domingão do Faustão. Mesmo com a parceria com a Globo, a Endemol Globo também produz atrações para outras redes, como o Um Contra Cem e o Topa ou Não Topa, no SBT, Na Pressão, É o Amor, Zero Bala, Busão do Brasil na Rede Bandeirantes, O Último Passageiro na Rede TV e o Extreme Makeover Social na Rede Record.


Pode até ser um pensamento um tanto quanto simplista, no entanto tentar encontrar outra resposta para o que pretende-se transmitir através de programas como o Big Brother é até mesmo ingenuidade. Pois, com toda certeza o objetivo do programa é a audiência e fazer propaganda dos patrocinadores. Certamente esse e nem um outro dos programas citados tem como objetivo principal a educação.”Em janeiro de 2008, a revista Ilustrada, suplemento do jornal Folha de São Paulo, inquiriu três especialistas em educação e psicologia acerca do conteúdo do programa. Estes foram unânimes em afirmar que não há qualquer conteúdo válido para crianças, existe exploração da sensualidade e que prejudicam a formação da criança, como afirmou Carlos Ramiro de Castro. Para a professora de psicologia da educação Maria Silvia Pinto da Rocha o programa expõe as crianças à erotização precoce.”
E então, qual será o objetivo de quem planeja, organiza e transmite um programa como esse?


Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Endemol
http://vilsonjornalista.blogspot.com/2009/03/ha-algo-de-podre-no-reino-da.html
http://audienciadatv.wordpress.com/2010/11/21/globo-muda-classificacao-indicativa-do-bbb-11/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Brother_Brasil
http://www.uab.furg.br//file.php/350/p_01.htm
http://www.uab.furg.br//file.php/350/p_02.htm
http://www.uab.furg.br//file.php/350/p_03.htm
http://www.uab.furg.br//file.php/350/p_04.htm

29 comentários:

  1. nos achamos que os adolescentes de hoje em dia estão bem evolutivos...Nao precisa um programa de televisao insinuar que e isso que prejudica na educaçao e no seu desenvolvimento.Hoje em dia desde que começamos a puberdade na adolescencia ja aprendemos desde o começo sobre a sexualidade.
    Na nossa opinião o objetivo do programa é adiquirir dinheiro, mas claro que sempre nesse programa a faixa etária de menor idade sempre está á mostra,vai dosrpais quererem que seu filho assista ou nao,mas achamos que é melhor aprender sobre o assunto do que esconder um fato que está em nossas vidas e que um dia eles saberão.(karina e leticia)

    ResponderExcluir
  2. todos nos temos o direito de assistir o que quiser exemplo
    jornais novelas programas livres.
    nos como jovem de 15 anos acima temos o direito de assistir o bbb mas com certesa a cenas inadequadas para menores de 14 anos.

    rafael, jonatas, vagner

    ResponderExcluir
  3. A telivisão é uma grande tecnologia mas porém vem com ela certo riscos para crianças, programas que por ela são transmitido vem causando um certo transtorno na mente de crianças, adolescente e ate mesmo os adultos.
    Eu Rosinei não concordo na transmição do programa Big Brother, pois tem cenas que podemos chamar de abisurdos.O programa não deveria exibir sua previa durante as propagandas comercias.
    Nos Andy e Karol assistiamos o programa mas com a saida do Rodrigão não tem mais graça nenhuma.Pois as pessoas que realmente deveriam levar o premio ja foram eliminadas,agora que vença o melhor.
    Mas a telivisão trás com ela o outro lado como programas educativos, jornais e outros.

    ResponderExcluir
  4. big brother brasil é um programa q deveria ser proibido para menores pois tá dando muito mau exemplo para os adolecentes do nosso pais, a audiencia sempre é a meta para quem transmite esse tipo de programa, o objetivo da emissora é arrecadar lucros financeiros, as amizades construidas dentro da casa não passa de falcidade infelismente adolecentes e crianças trazem aquelas ideias para a vida real, pois dentro da casa o objetivo principal é o premio de um milhão e meio de reais e a fama de ficar conhecido pelo mundo, não podemos esquecer q esse programa ja foi proibido em varios paises, mas o Brasil abriu suas portas e esse programa está sendo apresentado desde 2001, nesse caso estamos de acordo com a autora desse espetacular texto que relata esse assunto muito importante, não simplesmente para crinanças e adolecentes, mas para todos nós de uma forma geral como membros de uma familia que concerva principios, moral e costumes religiosos.

    alunos: Alison, Estevão, Josney.

    ResponderExcluir
  5. o programa esta cendo transmitido em um horario não adequado para menores de 14 anos;porem todas as idades tem asesso a esse programa.BBB 11 contem cenas que infruencian no desenvolvimento e atos dos adolecentes.pois contem cenas de embriagueis,sexo.mais emisora rede globo não pode ser multada porque junto a justiça conseguiu a altorizaçao de alterar a faxetoria de 14 para 12 anos.

    ResponderExcluir
  6. Um artigo importante para nossa reflexão.
    Para quem deseja ter um futuro bom para si, isso não é uma programação que irá te ajudar!!!
    Riality shows são criados para girar muito mais dinheiro a emissora que o exibe!!

    Francieli e Allan

    ResponderExcluir
  7. vejo que o texto nos mostra duas faces, a primeira retrata mostrando um lado positivo, que seria audiência para o programa e o lado negativo a sensura as crianças vendo cenas não adequada para sua idade, as crianças ve cenas que elas não consegue entender.

    Jaderson ,Lucas e Paulo

    ResponderExcluir
  8. Penso que:através da polemica anterior comcordamos com a autora, a seguinte afirmativa.o big brother não traz inflencias positivas a nimguem.

    de rozangela debora.

    ResponderExcluir
  9. o objetivo primeiramente e ganhar dinheiro.Depois vem a audiencia, os organizadores quase nunca pensam na educaçao dos menores por isso passam programas inadequado para menores.mas o programa BBB muitas das vezes nao influencia na educaçao sexual da criança porque aos doze anos de idade a criança muitas das vezes ja sabe coisas alem do que deve.Um exemplo e que a fase da puberdade esta muito avançada e nao e um programa como o bbb que ira influenciar uma criança a fazer sexo.


    gisa e danii

    ResponderExcluir
  10. O BBB, é só mais uma forma da TV Globo manipular a população, principalmente os adolescentes, para que desde cedo cresçam com a mentalidade que eles impõe.
    Como o texto acima cita, que a rede Globo conseguiu mudar a faixa etária do programa BBB, podemos ver a que ponto chegou o poder manipulação dessa emissora que consegue coagir até mesmo os órgãos públicos.
    A pouco tempo o grupo leu em um pequeno jornal que circula em nossa cidade um artigo sobre o BBB que continha uma frase muito interessante que é a seguinte: No Brasil se a rede globo falar que dois mais dois são cinco isso passa a ser verdade. O principal objetivo do BBB é o lucro da emissora como bons capitalistas que são.
    As emissoras querem coagir os cidadãos desde adolescentes para que quando adultos tenham a opinião que as emissoras querem, algumas pessoas dizem que a rede globo já decidiu até eleição presidencial por meio da coação do eleitor.
    Acredito que cada um deve abrir sua mente e ver o que é certo ou errado, e não se deixar influenciar pelos meios de comunicação.

    Alunos: João Francisco, Lucas e Samuel
    3° 02

    ResponderExcluir
  11. Muitas vezes um reality show , não só o BBB mas qualquer outro tem como objetivo o dinheiro como prêmio.Qualquer um que precisasse de dinheiro gostaria de participar, mas a questão é: Quem realmente precissa ? Vejamos, lá dentro da casa tem um médico, uma atriz e modelo, uma produtora de eventos e um administrador de empresas, quem aí necessita do dinheiro ?
    Por que a globo não põe quem realmente precisa ?
    Para qualquer emissora o que vale é a audiência, e não quem está competindo.O que nós telespectadores ganhamos com isso ? Nada ! Quem vai ganhar o dinheiro ? Nós ou eles ?

    ResponderExcluir
  12. Pelo que consegui ler e enterder, toda a população sem exceção, de alguma forma esta sendo manipulada, seja por meio de relity shows ou qualquer outra forma de comunicação.
    Os principais motivos de a Rede Globo está totalmente voltada ao fim do "BBB", é claro que são os fins lucrativos. Mas, assistindo a "casa mais vigiada do Brasil" podemos ver e tentar entender cada vez mais o ser humano, e uma coisa dá-se a perceber quando se trata de dinheiro todos mudam, infelizmente. Tão próximo e as vezes tão distante um do outro, capaz de ferir sentimentos, humilhar e até fazer com que o que está errdado passe a se tornar correto, a vítima e vitimado trocam de papel uniformemente.
    Mas acredito, que além disso, os pais também devem ficar atentos com a classificação indicativa do que está por vim em sua Tv. Cabe à eles dizer o que seus filhos podem ou não assistir.

    ResponderExcluir
  13. o maior objetivo das emissoras de televisão é ganhar lucros e audiencia em cima dos progaramas, eles não se importam se tem ou não crianças assistindo, portanto que estejam ganhando,a fase da adolescencia é uma fase muito dificil é quando precisamos nos encontrar, formar uma personalidade e ter uma opinião própria e muitas vezes elas assistindo aos programas, colocando como exemplo o reality show BBB, que mostra vulgaridade,bebedeira e até mesmo fumando , acaba influenciando as crianças e adolescentes, e eles acabam pensando que aquilo é uma coisa legal, descolada.Os programas educativos estão mais escassos, eles estão perdendo lugar para os reality shows.
    Mas enquanto nós perdemos nosso tempo assistindo e apoiando esse programa quem ganha nós ou eles ?

    ResponderExcluir
  14. Na minha opinião ,os adolecentes de hojé em dia estão bem evoluidos ,por causa de certos programas que eles assistem,por exemplo: o BBB 11 onde é um programa muito falado no Brasil ,que antes somentes maiores de 14 poderiam assistir e agora com 12 ,as crianças não estão muito maduras para assistir certos programas onde tem varias cenas de sexo .
    Mas como estamos em um mundo que está cada vez mais evoluido,eu não falo só dos programas que estão sendo assistidos por menores,mas sim também o jovem de hojé está procurando assistir coisas que não devem assistir ,como certos filmes e programas para maiores de 18,eles procuram assistir esse,uma curiosidade enorme por eles..
    Mas é, tem sim certos programas que influenciam a vida sexual de certos adolecentes,como o BBB 11 tem varias cenas de sexo,influencia as crianças a fazerem,as crianças de hojé quando ela vé uma coisa por mais que esteja errado, ela vai experiementar coisas diferentes.

    ResponderExcluir
  15. Qualquer reality show deveria ser educativo, mas daria audiência ? O Big Brother Brasil para mim não ensina nada, ou palavrões, cenas de álcoolismo,cenas que insinuam sexo é educativo ? Mas se todos assistem e a audiência sobe para eles por que melhor ?

    ResponderExcluir
  16. o objetivo da rede globo em passar o BBB é ganhar lucro da emissora e audiencia mais o BBB nao é uma mal enfluencia por que nao vai ser por isso que uma criança vai sair e fazer coisas eradas como fazer sexo por que a televisão é uma grande tecnologia que pode trazer coisas boas e ruins como o BBB e ruim para as crianças mais tem programaçao boa para elas tambem por isso tem varias formas de opinião sobre ela e tambem nao vai ser um programa como o BBB que vai trazer mal influencias as crianças.e isso vai de cada um ver bem e pensa bem no que é certo ou erado .

    ResponderExcluir
  17. a minha opinião :os programas de televisão querem exigir os jovens a assistir aquilo que realmente não são bons. A maneira que muitos pensam estão completamente erradas a veiculação de prostituição está cada vez aumentando por meio de sexo,bebidas alcoólica etc. a sugestao de muitos e a razão,a ignorancia de muitos atrapalha de se livrar dessa escravidão que a televisão oferece para muitos.
    aluna:Naftaly - 3o ano ensino médio

    ResponderExcluir
  18. os adolecentes de hoje em dia estão muito evoluidos para sua idade ,uma das pricipais culpas são os programas de tv que influeciam muito......atravéz de cenas inadequadas...em horarios bem acessivos!. BBB está na midia quem nuca assistiu?tem grande audiencia pois 80%da população sabe de cada acontecimento da casa ...O BBB não infuencia tanto . crei eu que existe programas bem piores .Mas tá ai a responsabilidade dos pais educar seus filhos e acompanhar o que eles fazem se muitos jovens acabam caindo no mundo de tantas coisas ruins desse mundo a culpa principal é dos pais....

    ResponderExcluir
  19. Logicamente deveria existir respeito a classificação de idades em vários programas.Mas,infelizmente, a mídia não se importa com o que pode ou não estar afetando os espectadores que lhe dão audiência.Tudo esta focado a ganhos lucrativos,sem dúvida.O BBB não é para publico infantil, mas desperta curiosidade.Na verdade, tudo que é diferente desperta curiosidade.Vale lembrar que nenhum jovem hoje é obrigado a fazer algo, pode ser influenciado,mas faz por vontade própria.Ou seja,se os meios de comunicação não estão nem ai para a educação de nossas crianças e adolescentes, cabe a nós fazermos a nossa parte!

    ResponderExcluir
  20. Bom, eu na minha opnião creio que eles fazem a parte deles colocando a clasificação de horas para as pessoas como por exemplo na hora do BBB tem uma faixa etaria para tal idade e eles não estão nem ai, eles simplesmente usam a midia para ganhar seu pão de cada dia... São pessoas como todos nós que encontrão formas diferentes de ganhar o pão de cada dia, que obviamente é uma forma diferente de um padeiro ou uma dona de casa que vai assistir isso a noite, então creio eu que cada um sabe o que quer assistir e sabe o que deve ou não deixar seus filhos assistirem. Eles fazem a parte deles deixando as indicaçoes de idade.

    Suelem C.

    ResponderExcluir
  21. Na realidade o bbb ele é um programa bom mas prejudica os pensamentos das pessoas porque muitas pessoas agem por influências.A televisão não se importa em o que vai acontecer com o pensamento das crianças e jovens eles estão interessados em ganhar dinheiro e audiência (fama). Mas a má influência, não acontece só por causa do bbb tem a parte dos pais saberem proibirem o que seus filhos estão assistindo...Pois o proprio programa já diz proibido para menores de 11 anos, e mesmo assim as pessoas ensistem para assistir.

    thays e lucilene 3°01

    ResponderExcluir
  22. o Big brother é um programa que infuencia principalmente os jovens adolecentes,a assisti-lo devido aos conflitos e polemicas que surgem ao longo do programa.
    Achamos que cada um tem o direito de assistir o que quiser, independente da idade pois nos tempos de hoje tudo evoluiu.
    O big brother é um meio em que gera muito lucro para a rede globo devido a grande audiencia dos telespctadores que sao nos mesmos...

    THAÍS,ACIR E RAFAEL..

    ResponderExcluir
  23. O BBB não tá nem ae se tem crianças assistindo ou não, eles querem so os lucros e tlz, pr isso que eles ja mudaram lá para mais crianças assistirem e ligarem pra eles ganharem mais. Eu já nem assisto isso dae pq acho que tem coisas bem melhores pra fazer doque fica vendo pessos trancadas dentro de uma casa, falando que não estão jogando nao sei oque, mais o BBB nao é um jogo ?
    sempre tem um campeão no final, então tem que joga pow...kkkk' Então é isso que eu penso o BBB é um lixo junto com todos os reality shows, que as pessoas que assistem nao ganham nada.

    Marcos e Marcelo

    ResponderExcluir
  24. O BBB11 ou também conhecido como Big Brother Brasil11:
    Acho que esse programa é apenas para conseguir audiência
    Não pode ser considerado educativo pois existem várias e várias atitudes cometidas pelos participantes "BROTHERS"
    transmitem sensualidade; falam palavrões e fazem oque querem. por esse motivo pensamos que esse profgrama é apenas para conseguir audiência e não é EDUCATIVO; porque não passa valores como: obediência e respeito.

    Nome: Junior e Alexande.

    ResponderExcluir
  25. concordamos com o texto pois é um insulto a sociedade,pois dá abertura para a exploração do corpo,e a sensualidade da mulher.estimula as crianças a beber e a falar palavrões,porque uma criança de 12 anos não vai assimilar o que é certo ou errado,porque nem sempre vai ter um aduto ao lado para orientá-lo.

    Karine Soares de Souza,Kethelin Cauana Gonçalves Ribosk

    ResponderExcluir
  26. o BBB talvez na opinião de alguns deve ser um programa que enfluencia o sexo entre outras acôes não recomendadas mais para os fã do pragrama concerteza deve ser um otimo atrativo mais oque opina se o ser humano foi feito para questionar

    Mais na Nossa opinião não enfluencia pois ja samos jovem em uma face bem imatura e com certeza sabemos a diferença entre enfluencia e querer ja podemos fazer nossas propria opinião e nossos proprios atos independente de outras opinião.


    Alunos : jaison, Fernando e elcio felipe

    ResponderExcluir
  27. o bbb e mais uma forma de se expor livremente. E um programa livre e aberto, mais para publicos que tem uma noçao de tudo o que acontece e uma capacidade maior de interpretar que pensamentos nao sao iguais,
    O BBB nao e programa para menores pois eles nao teriam um senso critico a ser levantado sobre tudo o que acontece na casa mais vigiada do brasil. Mais e bem por isso que cabe a os pais a terem uma capacidade e uma consiencia do que os seus filhos assistem.

    ResponderExcluir
  28. concordamos totalmente com o texto, pois fala muito sobre coisas inadequadas para menores.Mais mesmo,assim menores assestem. A midia,nem importa o que esta transmitindo para os espectadores.O que eles querem é mais audiencia,e ganhar dinheiro,através dos seus programas.Assim,eles ganham muito lucro.

    Alunos:Aldair,Géssica

    ResponderExcluir
  29. Concordamos com o texto pois o BBB é um progama inadequado para menores de idade. deveria existir mais programas educativos para o aprendizado e maior influencia para as crianças e adolecentes. Hoje em dia as crianças vao para a escola com preguiça de estudar pois vao dormir tarde quando acaba o programa e acordam cedo com sono, e na aula ficam atrapalhando falando sobre o programa e nao se interessam em aprender.
    Porém...basta nos fazermos a nossa parte !

    Alunos: Guilherme, Izamara e Gisleide

    ResponderExcluir